Flavio Cruz

Se Cristo voltasse...

 
Quem é este pobre cronista para interpretar as palavras do Evangelho? Minhas credenciais estão próximas do zero. No entanto, como professor de Português, militante e juramentado, como dizia o querido Odorico, posso arriscar uma interpretação semântica das principais passagens do novo Testamento. Além disso, tenho outro fator que também me dá certo crédito. No seminário, onde fiquei por seis anos, li os textos sagrados mais de cem vezes. Muito mais. A primeira e mais óbvia conclusão é de que a maioria das pessoas que se dizem cristãs, estão muito longe dos critérios estabelecidos pelas palavras de Cristo. Amar seu irmão como a si mesmo, perdoar, etc.? Todas essas pessoas que se dizem cristãs, hostilizando outras por suas escolhas, decidindo, julgando? Ele que era Ele, não tratou Madalena de uma forma extraordinariamente “cristã”?
Outra coisa que me perturba profundamente é a ligação entre Política e Cristianismo, pelo menos nos Estados Unidos. Pela própria natureza da Política, ela deveria ficar muito longe dos cristãos. Poderíamos entrar em detalhes, mas isso é tão óbvio que não vale a pena muita explicação. Vejam o recente exemplo do Donald Trump, que está procurando ser nomeado candidato republicano para a presidência da República. Declarou que, se eleito, vai proibir a entrada de muçulmanos no país. Declarou que vai expulsar milhões de imigrantes latinos, que os mexicanos que vêm para os EUA, são estupradores, criminosos. E outras barbaridades. Se isso é ser cristão, realmente li uma outra versão do Novo Testamento quando estava no seminário. E, então, ele procura apoio de líderes cristãos. Até aí, tudo normal, ele é o maior cara de pau do setor político nos últimos tempos. O estranho é que ele recebe esse apoio. Os pastores que dão esse apoio devem ter lido outro evangelho também.
Por isso, acho que, se Jesus voltasse agora, iria expulsar todos eles do templo. Ou talvez ele tenha desistido de voltar. A situação está tão distorcida e generalizada, que Ele achou melhor assim.
Melhor não escrever uma coisa dessas. Parece blasfêmia.

All rights belong to its author. It was published on e-Stories.org by demand of Flavio Cruz.
Published on e-Stories.org on 02/14/2016.

 
 

Comments of our readers (0)


Your opinion:

Our authors and e-Stories.org would like to hear your opinion! But you should comment the Poem/Story and not insult our authors personally!

Please choose

Previous title Next title

More from this category "Politics & Society" (Short Stories in portuguese)

Other works from Flavio Cruz

Did you like it?
Please have a look at:


Firma reconhecida para entrar no céu - Flavio Cruz (Humour)
Pushing It - William Vaudrain (General)