Flavio Cruz

Pluta vida!

 
Em 2006, a New Horizons partiu da Terra para uma longa missão. Muitos anos depois, em julho de 2015, ela estava a apenas 12 quilômetros de Plutão e a 4.77 bilhões de quilômetros da Terra. No caminho tirou fotos de Saturno e Netuno e chegou a alcançar a velocidade de 21 km por segundo, o que equivale a ir de São Paulo ao Rio em 20 segundos.
Na verdade, o que mais me impressiona mesmo são os cálculos que o computador teve de fazer para chegar até lá com essa incrível precisão. E não é só a direção que a sonda teve de tomar. Existe a atração gravitacional dos planetas, o fato de que eles estão, também, a uma velocidade vertiginosa pelo Cosmos e muitas outras coisas que, leigos como nós, sem sequer imaginam. Embora muita gente ache isso uma inutilidade, perda de tempo, é sem dúvida, uma façanha admirável, que, ao longo do tempo vai se traduzir em benefício para a humanidade.
Por outro lado, temos o caso do acidente de trens em Chatsworth em 2008 nos Estados Unidos. Vinte e cinco pessoas morreram porque o condutor do Metrolink não viu o sinal vermelho e continuou sua marcha diretamente contra o trem da Union Pacific. E por que ele não viu o sinal? Porque estava olhando as mensagens de texto em seu celular.  É ou não um paradoxo de nossa civilização?
Melhor pensar em Plutão, admirar-se e exclamar:
Pluta vida!
 

All rights belong to its author. It was published on e-Stories.org by demand of Flavio Cruz.
Published on e-Stories.org on 08/25/2015.

 
 

Comments of our readers (0)


Your opinion:

Our authors and e-Stories.org would like to hear your opinion! But you should comment the Poem/Story and not insult our authors personally!

Please choose

Previous title Next title

More from this category "General" (Short Stories in portuguese)

Other works from Flavio Cruz

Did you like it?
Please have a look at:


Deu um branco - Flavio Cruz (General)
Pushing It - William Vaudrain (General)
El Tercer Secreto - Mercedes Torija Maíllo (Science-Fiction)